Saiba mais sobre o Futebol de Cegos






Provavelmente você já teve ter visto uma partida de futebol para pessoas portadoras de deficiências visuais, nem que seja em vídeos na internet. Conhecido como futebol de 5, a partida é disputada por atletas que são completamente cegos.

São três categorias no futebol: B1, B2 e B3.

A letra B significa blind (cego) e os números representam o grau da visão dos atletas. A categoria B1 são aqueles que possuem grau de visão muito próximo ou igual a 0%. A categoria B2 são as pessoas que têm a percepção de vultos e a B3 de pessoas que conseguem definir imagens.

Como o próprio nome diz, as equipes são formadas por cinco jogadores, de modo que quatro jogadores atuam na linha e um como goleiro. Em competições não oficiais, os jogadores da linha podem ou não serem cegos totais. No sentido de proporcionar igualdade de condições, todos eles devem usar uma venda. A exceção é o goleiro que sempre terá cegueira parcial: sua função, além de defender as bolas atacadas contra o seu time, é de atuar como guia do time. Por outro lado, nas competições de cunho oficial, os quatro jogadores de linha deverão pertencer à classificação de cegueira total, de modo que a única função permitida ao portador de deficiência visual parcial é a de goleiro.

As dimensões oficiais da quadra são variáveis entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 22 metros de largura. O material do solo pode ser de cimento, grama natural ou grama sintética, de modo que seja obrigatoriamente plana e não abrasiva.

A bola utilizada nas partidas deve apresentar as seguintes características: esférica, com circunferência entre 60 e 62 centímetros e ser de couro ou qualquer outro material adequado. A sua grande particularidade reside no som que ela emite, para que os jogadores possam percebê-la na quadra. Esse sistema de som é geralmente composto por guisos, que fazem barulho conforme a bola se movimenta.

O uniforme obrigatório dos jogadores é composto por camisa, calção curto, meias, caneleiras e calçado. O único tipo de calçado permitido é tênis branco, que pode ser de couro ou de lona. O único jogador que pode usar calças compridas é o goleiro, cuja cor da roupa deve ser diferente daquelas usadas pelo resto do time.

As regras não são muito diferentes do futebol convencional. O jogo é dividido em 2 tempos de 25 minutos com intervalo de dez minutos. A área do goleiro é de 5 por 2 metros, de onde ele não pode sair para realizar defesas e nem pegar a bola. Quanto às faltas, depois de 3 serem cometidas, é dado um tiro livre da linha de oito metros do gol ou do local onde foi sofrida.

Além disso, fazem parte dos equipamentos obrigatórios dos jogadores: tampão oftalmológico nos dois olhos e vendas. As vendas devem ser de material absorvente – devido ao suor -, com proteção acolchoada. Em competições oficiais, a venda é entregue aos jogadores pela organização do campeonato.

Atualmente, o futebol para cegos é praticado em mais de trinta países. Sua estreia oficial em Jogos Olímpicos para pessoas portadoras de deficiência – Paraolimpíadas – ocorreu em 1994, na cidade de Atenas. Desde então, os atletas dessa modalidade vêm sendo reconhecidos, especialmente no Brasil, país vencedor do futebol de cinco nos Jogos de Atenas.



Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Você não pode perder:

Exercícios para Professores de Esportes
Cursos e Manuais sobre Esporte para Professores
Grupo de Whatsapp sobre Esporte Educacional



Comente:

Saiba mais sobre o Futebol de Cegos Saiba mais sobre o Futebol de Cegos Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 05:11 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.