Exercícios Utilizados Para Uma Ótima Preparação Física no Futebol






A preparação física é utilizada para atingir objetivos fisiológicos específicos, como por exemplo, melhorar as funções orgânicas e aprimorar o desempenho esportivo utilizando-se de métodos embasados nos princípios científicos do treinamento desportivo. Esse trabalho deve inteirar capacidades físicas, com destaque para resistência, velocidade, força, flexibilidade e coordenação.

Assim, para um preparador físico ficam indispensáveis conhecimentos de fisiologia, teoria do treinamento, cinesiologia, treinamento funcional e de medidas e avaliações. Além disso, deve considerar os exercícios como um conjunto de ações destinadas a resolver um determinado problema físico, técnico ou tático.

Talvez, o desafio do preparador físico consista em através dos meios e métodos de treinamento, propiciar que o desempenho atlético aproxime-se ou ultrapasse os "limites" do atleta.

A Biologia E A Fisiologia Da Preparação Física No Futebol

Para uma boa preparação física tem que ser levado em conta a herança genética e a metodologia do treinamento.

A genética informa sobre composição corporal, tipo físico (biótipo), estatura corporal (quando não influenciada por fatores endógenos – patologias ou exógenos – sobrecarga de treinamento no período de crescimento), força máxima (quando não influenciada por substâncias como esteroides anabolizantes), velocidade máxima (determinada por fatores neuromusculares), consumo máximo de oxigênio (Vo2máx), aptidões intelectuais, entre outros.

Informações como essas limitam as capacidades do atleta de modo que ao atingirem seu mais alto grau, definem as possibilidades de sua performance.

Assim, o treinamento (estímulo) proporciona melhoria no rendimento físico (manifestação externa) dentro dos limites genéticos pré-determinados (individualidade).E conhecer essas informações é fundamental para a preparação física.

A principal característica biológica no futebol é o trabalho intermitente caracterizado pelas constantes mudanças de direção dos jogadores que envolvem esforços de alta intensidade e curta duração. Aproximadamente 88% de uma partida de futebol envolve atividades aeróbicas e os 12% restantes atividades anaeróbicas de alta intensidade.

A maior parte da movimentação dos jogadores em campo se dá sem a posse de bola, em ritmos variados podendo haver diferentes níveis de intensidade em uma situação de jogo, o que provoca uma exigência das vias metabólicas de produção de energia aeróbica, anaeróbica ou mista.

E o entendimento destas características fisiológicas é extremamente importante para a prescrição das sessões de treinamento.

100 atividades para o Futebol Escolar

Ou seja, apesar da pequena proporção de participação do metabolismo anaeróbico dentro do fornecimento energético, as principais jogadas dentro de uma partida ocorrem dentro de situações onde a solicitação é anaeróbica. Essas jogadas podem acarretar o sucesso da partida. Já o metabolismo aeróbico é responsável pela maior parte dos deslocamentos do jogador durante uma partida e geralmente ocorre sem a posse de bola.

Exercícios Utilizados Para Uma Ótima Preparação Física no Futebol

Antes de prescrever os exercícios deve haver uma triagem das capacidades e habilidades motoras que estão diretamente relacionadas ao desempenho da modalidade.

No caso do futebol, deve objetivar as capacidades motoras como força, resistência, velocidade, agilidade, coordenação e flexibilidade. Além disso, deve-se atentar para as habilidades motoras de precisão do movimento, organização do movimento e previsibilidade do ambiente.

No tocante aos exercícios a musculação (exercícios resistidos) encaixa-se muito bem na preparação física de qualquer modalidade esportiva.  A variabilidade dos exercícios pode direcioná-la para: aumento da força, potência, resistência de força ou hipertrofia muscular.

Outra atividade que se encaixa perfeitamente na preparação física do futebol é o treinamento funcional com exercícios em circuito (pode optar por um tipo de circuito- em percurso ou em estações). Dessa forma podem-se proporcionar múltiplas atividades, evocar diferentes níveis de complexidade e dificuldade, estimular tarefas individuais ou e pequenos grupos, já que o esporte é coletivo.

Para esse tipo de treinamento podemos dispor de diversos acessórios como:

  • Mini Cones de Agilidade: para treinamento de aceleração, desaceleração; mudanças de direção; precisão de tempo e controle do corpo.
  • Escada de agilidade: para treinamento de agilidade e coordenação. Melhora a aceleração e a velocidade lateral, ao mesmo tempo em que aprimora o controle, o balanço e o equilíbrio corporal.
  • Barreira de salto: para treinamento pliométrico. Através de saltos se busca melhor rendimento, velocidade e explosão muscular.
  • Paraquedas de corrida: especificamente utilizado para treinamento de aceleração e ganho da durabilidade da velocidade máxima final.
  • Abdominal com rolo: variação de treinamento abdominal. Exige controle e coordenação.
  • Corda Naval: se utiliza movimentos ondulatórios da corda. O trabalho principal é nos membros superiores, mas a região do core e as pernas se contraem para buscar o equilíbrio.

A Preparação Física no Futebol é uma das áreas do treinamento científico que mais evolui nas últimas décadas. É de suma importância para uma equipe que almeja o triunfo dentro de uma competição. A dinâmica do futebol moderno exige cada vez mais dos jogadores. Para isso é fundamental que os jogadores estejam fisicamente preparados, pois requer ações intensas e diferenciadas.

Um planejamento adequado é essencial quando trata-se de periodização, exercícios gerais e específicos. Além disso, respeitar os princípios do treinamento desportivo são peças fundamentais para uma equipe ter sucesso numa competição.

Tudo que envolve a qualidade dos treinos para um ótimo desempenho nas competições também é fundamental. Por isso, é necessário que haja o engajamento de todos os envolvidos tanto a comissão técnica quanto os jogadores. Hoje a base do sucesso nas competições é uma preparação física bem feita.



Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Você não pode perder:

Exercícios para Professores de Esportes
Cursos e Manuais sobre Esporte para Professores
Grupo de Whatsapp sobre Esporte Educacional



Comente:

Exercícios Utilizados Para Uma Ótima Preparação Física no Futebol Exercícios Utilizados Para Uma Ótima Preparação Física no Futebol Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 08:16 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.