O que devemos treinar num goleiro de futebol




Por que, nos Estados Unidos, o futebol é chamado de soccer? | Super


O Goleiro é o jogador que tem características diferenciadas dos demais.  Durante um treino de futebol, encontrámos sempre jogadores destacados do restante grupo, praticando exercícios específicos. Esses jogadores são os goleiros, e nos treinos aplica-se de forma diferente, exatamente porque a sua função no jogo é diferente. Vale a pena salientar que nos tempos modernos, compreende-se que os goleiros devem ter um bom jogo de pés além do jogo de mãos.

Dentro do campo, o goleiro passa muito menos tempo com a bola do que os colegas de equipe, e quando intervém, não intervêm da mesma forma. Geralmente, os colegas de equipe jogam a bola quase sempre com os pés. O goeiros quase nunca joga com os pés, mas com as mãos. Assim, sabemos que a técnica é diferente da técnica dos vários jogadores de campo, necessitando, por isso, de ser treinado de forma diferente. Vamos estudar o que é importante treinar no goleiro.

1- Flexibilidade e agilidade

Uma das características físicas mais importantes num é a facilidade com que este se consegue mover e como se move. Não me refiro a mover-se de um sítio para o outro, mas a movimentar-se quando um adversário cruza ou remata. Sempre que surge uma ação onde o guarda-redes precisa intervir, a primeira coisa que o goleiro faz é analisar a situação e tomar uma decisão. Independentemente da velocidade do cérebro em perceber a situação e comandar o organismo deste nunca será suficientemente rápido para agir se o seu corpo não o permitir. Exercícios para agilidade e flexibilidade são ótimos exercícios para treinar goleiro.

2- Reflexos

Um goleiro que costuma ser muito rápido a reagir a um remate ou cruzamento te,mreflexos elevados. Esta característica contabiliza o tempo que demoram a pensar desde o momento que analisam a situação de jogo até ao momento que se começam a movimentar para agir. Assim, entre o momento que o adversário efetua o remate e o momento que o goleiro tenta defender a bola (tempo de reflexo), quanto menor for esse tempo, maior serão os reflexos do guarda-redes. Em qualquer situação, um goleiro com reflexos muito elevados é muito rápido a reagir, e por isso, mais difícil de bater. Esta é uma característica psicológica que, durante a partida de futebol, não está diretamente ligada ao posicionamento dos colegas e dos adversários nem está diretamente relacionada com a técnica. Assim, os exercícios para melhorar os reflexos do goleiro devem ser específicos, treinando apenas os reflexos e, se possível pouco mais que isso.

3- Posicionamento

O posicionamento é um dos maiores fatores de sucesso  em qualquer partida de futebol. Um goleiro bem posicionado demora menos tempo a alcançar a bola, aumentando as probabilidades em defender o remate em causa. Quando o goleiro está de frente para a bola, deve imaginar duas linhas que vão desde a bola até aos postes, e com isso fechar o espaço possível da melhor forma, colocando-se entre as duas linhas, a igual distância uma da outra. Na figura seguinte, apesar do segundo guarda-redes estar mais longe da bola, tem mais hipóteses de defender, pois ocupa o espaço da baliza por igual. O primeiro guarda-redes demorará imenso tempo a defender se a bola for rematada para o espaço contrário da baliza.
 
4- Comunicação e comando

O goleiro é o último jogador colocado entre bola e a baliza, e por isso consegue ver o jogo melhor que qualquer um dos seus colegas. Assim, sempre que o goleiro vê um colega de equipe que vai ser ultrapassado ou vê um adversário a desmarcar-se para receber a bola, avisa os colegas de equipe que prontamente reagem à situação. Funciona como um conselheiro no jogo, ajudando os colegas de equipe a fechar espaços que estão abertos, impedindo a equipa de ser surpreendida. Este tipo de treino não é feito em exercícios específicos, mas durante o jogo ou jogos no treino. Com o tempo, o goleiro aprende a avisar os colegas, melhorando a postura defensiva da sua equipe.

5- Determinação

Esta característica tem um tipo de treino um pouco diferente uma vez que é uma característica totalmente psicológica, e por isso, não se treina apenas com remates ou defesas. Para que um goleiro entre e saia em jogo determinado a jogar bem e vencer, é preciso instruir este tipo de cultura no treino, isto é, pedir ao goleiro que se concentre no treino, que tente defender todos os chutes,  mesmo que não tenha hipótese, que se levante rapidamente sempre que estiver no chão, que demore o menos tempo possível a reagir, mesmo que seja uma, duas ou três vezes seguidas, e por ai adiante. Se necessário, o treinador  deve criar um exercício específico para a determinação do goleiro, obrigando-o a concluir um determinado número de defesas e depois repetir esse exercício, obrigando-o a repetir um número de defesas ainda maior.

6- Coragem

A coragem é também uma característica psicológica, mas que pode ser treinada com exercícios específicos. Pessoalmente, considero que a coragem deve ser treinada em duas fases distintas. Na primeira fase, deve ser instruído a ir à bola, tentar sair de punhos, sair a jogar, enfrentar situações de 1x1 fora da área, e todas as situações que o goleiro necessitar intervir. A primeira fase serve para o guarda-redes se ambientar com cada situação e aprender a resolvê-la sem receio nem medo. Na segunda fase, o goleiro deve ser instruído a perceber em quais são as situações em que deve agir e quais são as situações onde não deve agir. Assim, ele saberá em que momentos deve utilizar determinado recurso e como utilizá-lo

7- Leitura de jogo

O goleiro é o jogador que passa menos tempo com a bola nos pés, mas que não o impede de aprender a ler o jogo. Em muitos modelos de jogo,é o primeiro jogador a participar na saída de jogo da equipa, e que por isso é muito importante saber para quem passar a bola na saída de jogo. É igualmente importante aprender a ler o jogo pois vai facilitar a leitura do jogo do adversário que, por sua vez, auxilia no posicionamento em frente à baliza como no comando da defesa, ao perceber o que o adversário vai tentar fazer e avisando os colegas de equipe.

Através da compreensão das características dos goleiros e sabendo que estes exigem um treino diferente da restante equipe, compreendemos como devemos organizar o treino semanal e incluir os goleiros. Por exemplo, podemos aproveitar momentos do treino onde os jogadores treinam características especificas para treinar os goleiros e aproveitar os jogos durante o treino para treinar os goleiros nas suas características coletivas


Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Você não pode perder:

Exercícios para Professores de Esportes
Cursos e Manuais sobre Esporte para Professores
Grupo de Whatsapp sobre Esporte Educacional



Comente:

O que devemos treinar num goleiro de futebol O que devemos treinar num goleiro de futebol Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 06:12 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.