Esquemas defensivos no Futebol






No futebol, sistemas táticos bem elaborados são fundamentais para o sucesso da equipe. O treinador deve saber corretamente como armar a posição de seus jogadores em campo, além de um ataque preciso, com atacantes com faro de gol, um meio de campo criativo e uma defesa sólida são decisivos para uma equipa campeã.

Uma das partes mais subestimada pela galera é a defesa, uma marcação consistente evita que o adversário chegue ao gol. E, normalmente, esse é o segredo de um bom time: no pior dos cenários, sai um 0x0. Valorize a sua defesa e garanta que seus companheiros façam isso também.

Essa deve ser a dica mais importante: dedique-se na marcação. Se você desempenhar bem essa função, além de ganhar a confiança em si mesmo, vai ganhar a dos companheiros do time e ainda vários pontos com a galera.

Uma pessoa que defende bem, mesmo que seja tecnicamente fraco, pode desempenhar um papel valioso dentro do time – se for comprometido na defesa. Além dessa dica, seguem ainda algumas técnicas de futebol de campo para melhorar sua defesa.

Aposte no um a um

Se seu time estiver defendendo utilizando o esquema um a um, escolha um adversário e fique nele até recuperarem a bola. E não desmarque-o por nada. Ainda, se for preciso, avise seus companheiros de que está marcando aquela pessoa.

Um ponto importante: sempre esteja atrás do cara e nunca deixe que seja ao contrário. Pelas costas, você consegue ter domínio da movimentação.

Evite o bote

Outra dica essencial: na hora em que estiver marcando, segura a emoção e evite recuperar a bola. A ideia é sempre  "cercar" o adversário, ficar na frente dele e não deixá-lo passar por você nem chutar a gol.

Dar o bote na hora errada pode resultar no rival passando por você e e deixando o caminho livre. E se por acaso, um gol sair dessa jogada amigo, a culpa vai ser sua.

Conhecimento dos jogadores

Saber qual jogador é mais veloz, que pode atacar e voltar para a defesa rapidamente, sem interferir no esquema defensivo, saber qual jogador tem a característica de ficar mais fixo na defesa, qual jogador é mais forte fisicamente, conhecendo as peças que se tem nas mãos, fica mais fácil armar uma estratégia de defesa.

Os três esquemas táticos mais utilizados na actualidade:

  • Esquema tático (3-5-2) 

Três zagueiros, cinco meio campistas e dois atacantes. É um sistema muito utilizado pelos treinadores da atualidade. A defesa é fixa, não sai muito do sector defensivo e possui um líbero, um zagueiro que é o principal comandante do sector defensivo. Os laterais jogam mais adiantados e dois atacantes ficam a frente.

  • Esquema tático (4-4-2)

Dois zagueiros, dois laterais fixos não avançam muito ao ataque. É o sistema tático mais utilizado na atualidade. Os dois volantes têm a função de marcar e dar combate na criação de jogadas dos adversários. Os dois meio-campistas mais criativos jogam bem adiantados, ajudando nos passes finais aos dois atacantes que ficam fixos na área.

  • Esquema tático (3-6-1)

Talvez o esquema mais defensivo na atualidade. Três zagueiros, seis meio-campistas, sendo três volantes e dois meio-campistas que ajudam na criação de jogadas e no passe final a um atacante que fica isolado.

Quer aprender a montar esquemas defensivos eficientes no futebol? Conheça o Método OTAC - Organização Defensiva no Futebol.

Este curso online oferece para treinadores de futebol novas tendências de treinamentos defensivos modernos onde o aluno terá acesso a diversos materiais como vídeos, artigos em PDF, onde vai aprender de forma didática como organizar um método de treino. Clique aqui e saiba mais!



Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Você não pode perder:

Exercícios para Professores de Esportes
Cursos e Manuais sobre Esporte para Professores
Grupo de Whatsapp sobre Esporte Educacional



Comente:

Esquemas defensivos no Futebol Esquemas defensivos no Futebol Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 13:09 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.