Condicionamento Físico no Futebol





O condicionamento físico no futebol é uma das áreas que mais evoluiu nas últimas décadas. Qualquer equipe que queira sair vitoriosa de uma competição precisa ter jogadores fisicamente preparados. Ainda mais porque a dinâmica do futebol moderno, com ações intensas e diferenciadas, exige cada vez mais dos jogadores.

Sem uma boa preparação física é difícil um atleta ter êxito nas competições e atuar em uma temporada sem lesões. Em grandes clubes, há diversos tipos de treinamento, laboratórios de condicionamento físico com o acompanhamento de diversos profissionais.

Conheça o guia Futebol/futsal Preparação Fisica sem Maquinas

Tanto em campo, como em laboratório busca-se a melhor performance do atleta. Ou seja, tudo é feito para que o atleta execute uma tarefa com melhor desempenho e menor desgaste. Para isso, há diversos componentes para uma boa performance desportiva:

  • componente psicológico
  • biossocial
  • componente técnico
  • componente tático
  • componente físico

Todas têm seu grau de importância, mas a preparação física no futebol é fundamental, já que uma partida dura no mínimo noventa minutos e o condicionamento físico é a base para o desempenho das demais componentes. Além disso, ao longo do jogo utiliza-se diversas movimentações de lenta a alta intensidade. Isso requer um preparo físico excelente e bastante complexo já que os jogadores alternam momentos de potência e resistência.

Como melhorar o condicionamento físico e ter sucesso nos treinos com eficiência? Lembre-se de que o condicionamento físico não surge da noite para o dia: é preciso combinar uma série de técnicas que vão te tornar mais resistente.

Para ganhar condicionamento físico no futebol, é interessante fazer treinamentos mais direcionados e incluir exercícios mais específicos na sua rotina para trabalhar capacidades motoras como força, resistência, velocidade, agilidade, coordenação e flexibilidade.

Aprenda a ser um excelente goleiro e faça sucesso no futebol

Algumas orientações essenciais devem ser levados em conta, principalmente, na hora do aumento do esforço muscular – o que deve, essencialmente, ser gradual. Do mais leve para o mais intenso.

  1. Lembre-se de que os exercícios que envolvem consideravelmente a musculatura não podem ser precedidos de outros na mesma intensidade. Músculos cansados têm mais chances de lesões.
  2. Outra dica importante é que os exercícios técnicos/táticos devem ser feitos antes. A fadiga normalmente reduz a capacidade de aprendizagem.
  3. Treinos que tenham gestos explosivos ou rápidos não podem ser precedidos por exercícios de cargas pesadas. Por exemplo: exercícios de resistência cansam os grupos musculares envolvidos.

Estabelecer constância nos treinos é fundamental para garantir a sua evolução física. Consequentemente, o condicionamento físico estará em constante estímulo para que você se esforce cada vez mais nos treinos.

Antes de mais nada, defina as suas prioridades com um médico ou profissional de Educação Física. Eles que te ajudarão a montar um cronograma específico para o que você deseja investir no momento.



Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Você não pode perder:

Exercícios para Professores de Esportes
Cursos e Manuais sobre Esporte para Professores
Grupo de Whatsapp sobre Esporte Educacional



Comente:

Condicionamento Físico no Futebol Condicionamento Físico no Futebol Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 05:53 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.