Abaixo, um plano de aula para iniciação ao futebol de campo, com trabalho na coordenação de membros inferiores, tão importante para a prática do esporte.
Faixa etária:
9 à 10 anos
Procedimento:
Separar diversos cones pequenos e coloque-os na linha que divide a quadra no meio.
Objetivo:
O objetivo deste jogo é que os alunos derrubem os cones chutando a bola neles.
Estratégia:
Tornar tudo lúdico e fazendo com que a aula seja chamativa para o aluno.
Recursos materiais:
Quadra, bolas, cones.
Recursos humanos:
Professor/Aluno, Aluno/Professor
Parte inicial:
Explicar para os alunos sobre o jogo, explicar que ele é
cooperativo e não competitivo. (Pode-se mudar as regras e deixa-la mais
flexíveis. NUNCA ESTIMULAR A COMPETIÇÃO EX: BOM TIME A, GANHOU
TIME A. Nunca dizer que um time foi vencedor, nesta idade elogiar e estimular
todos alunos e times, estimular erros e acertos também)
Divida a turma em 4 times. Em caso de número ímpar o professor ajuda.
cooperativo e não competitivo. (Pode-se mudar as regras e deixa-la mais
flexíveis. NUNCA ESTIMULAR A COMPETIÇÃO EX: BOM TIME A, GANHOU
TIME A. Nunca dizer que um time foi vencedor, nesta idade elogiar e estimular
todos alunos e times, estimular erros e acertos também)
Divida a turma em 4 times. Em caso de número ímpar o professor ajuda.
Parte principal:
Irão jogar 2 times por vez. Cada time terá uma área pré determinada limitando
de onde podem chutar a bola. (A área pré-determinada pode começar mais
perto e cada vez ficando mais longe dificultando)
Um time começará com todas as bolas e terá sua vez de chutar. As bolas
passarão para o outro lado da quadra, consequentemente para o outro time,
assim determinando a vez do outro time de chutar.
Fica a critério do professor quantas vezes cada time poderá chutar.
Não deverá haver vencedores pois se trata de treinar coordenação no final falar
que os 2 times venceram
Irão jogar 2 times por vez. Cada time terá uma área pré determinada limitando
de onde podem chutar a bola. (A área pré-determinada pode começar mais
perto e cada vez ficando mais longe dificultando)
Um time começará com todas as bolas e terá sua vez de chutar. As bolas
passarão para o outro lado da quadra, consequentemente para o outro time,
assim determinando a vez do outro time de chutar.
Fica a critério do professor quantas vezes cada time poderá chutar.
Não deverá haver vencedores pois se trata de treinar coordenação no final falar
que os 2 times venceram
Parte final:
Reunir os alunos para verificar o que aprenderam com a atividade e o que foi
que eles sentiram fazendo a mesma!
Reunir os alunos para verificar o que aprenderam com a atividade e o que foi
que eles sentiram fazendo a mesma!
Observações e Dicas:
1 - Peça para que todos chutem ao mesmo tempo. Deixem que eles se
organizem, mas caso isso não ocorra, o professor de futebol pode dar o comando de
quando chutar;(isso da mais autonomia para os alunos, fazendo com que
organize o time, porem não deixe que sempre os times se repitam sempre,
estimular que os alunos conheçam outros, evitar panelinhas)
organizem, mas caso isso não ocorra, o professor de futebol pode dar o comando de
quando chutar;(isso da mais autonomia para os alunos, fazendo com que
organize o time, porem não deixe que sempre os times se repitam sempre,
estimular que os alunos conheçam outros, evitar panelinhas)
2 - Poderão ser utilizados cones com as letras do alfabeto ou numéricos e
assim, poderá ser solicitado que os alunos formem pequenas palavras ou
sequência numérica;
assim, poderá ser solicitado que os alunos formem pequenas palavras ou
sequência numérica;
3 - Professor, solicite que os alunos deem sugestões para incorporar esta
atividade.
atividade.
4 - Caso não tenha os materiais necessários:
- Caso 1 bola/cone: faça a integração com aula de artes e peça para que os
alunos façam bola de pano, plástico, papel etc,
- Caso 1 bola/cone: faça a integração com aula de artes e peça para que os
alunos façam bola de pano, plástico, papel etc,
No cone, peça para trazerem Garrafas pet de diferentes tamanhos, 2 litros, 600
ml, 500, 250, peçam para que decore as garrafas com Letras ou números,
fazendo com pesos iguais ou diferentes enchendo de areia, pedra, água etc.
ml, 500, 250, peçam para que decore as garrafas com Letras ou números,
fazendo com pesos iguais ou diferentes enchendo de areia, pedra, água etc.
- Caso 2 bola: Peça para que os alunos tragam as bolas.
Tenha atividades para a sua aula de Futebol. Conheça o TOP 100 Futebol clicando na imagem abaixo.
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
Você não pode perder:
Exercícios para Professores de EsportesCursos e Manuais sobre Esporte para Professores
Grupo de Whatsapp sobre Esporte Educacional
Comente:
Plano de Aula - Iniciação ao Futebol Campo
Editado por Dani Souto Esporte Educacional
on
10:57
Nota do Post:
Nenhum comentário: