Ilustração: Nik Neves
No México, em 1970, foram criados os cartões amarelo e vermelho. Baseada nas cores do semáforo, a ideia foi do árbitro inglês Ken Aston. Também passaram a valer as duas substituições durante a partida, tanto por contusão como por opção tática.
Ilustração: Nik Neves
Em meio ao som ensurdecedor das vuvuzelas, na África do Sul, em 2010, uma jogada que fazia barulho foi vetada: a paradinha em cobranças de pênalti, muito utilizada por brasileiros, foi abolida.
Ilustração: Nik Neves
A terceira substituição foi aplicada em 1994, nos Estados Unidos. Na época, ela era permitida se um dos jogadores fosse o goleiro reserva. Além disso, o goleiro ficou proibido de pegar um recuo de bola com as mãos. As equipes também eram obrigadas a colocar o número de identificação na frente da camisa.
Ilustração: Nik Neves
A partir deste ano, na Copa das Confederações, a bola terá um chip que vai determinar se ela passou da linha do gol ou não. Para auxiliar a arbitragem, as traves terão um sistema de sensores.
Ilustração: Nik Neves
Um ano antes do Mundial na França, em 1998, foi permitido aos goleiros se movimentar de um lado para o outro, sobre a linha gol, nas cobranças de pênalti. Antes eles tinham que se manter imóveis entre as traves até o momento do chute.
Ilustração: Nik Neves
As substituições dos jogadores foram autorizadas a partir da Copa da Suécia, em 1958. A princípio, apenas antes do jogo, no caso de um titular faltar. Em 1966, na Inglaterra, as muitas lesões nos jogos levaram à adoção da mudança de até dois atletas no meio da partida. Mas apenas em casos de contusão.
Ilustração: Nik Neves
No Mundial da Itália, em 1990, aconteceu a última alteração significativa da regra: o jogador que se encontra na mesma linha do penúltimo adversário, no momento do lançamento, ganha condição de jogo.
Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!
Você não pode perder:
Exercícios para Professores de EsportesCursos e Manuais sobre Esporte para Professores
Grupo de Whatsapp sobre Esporte Educacional
Nenhum comentário: