Mudanças nas regras do jogo: as principais alterações nas leis do futebol





Mudanças nas regras do jogo

Cartão semafórico
Cartão semafórico / Crédito:

Ilustração: Nik Neves

Cartão semafórico

No México, em 1970, foram criados os cartões amarelo e vermelho. Baseada nas cores do semáforo, a ideia foi do árbitro inglês Ken Aston. Também passaram a valer as duas substituições durante a partida, tanto por contusão como por opção tática.

 

 

Fim da paradinha
Fim da paradinha / Crédito:

Ilustração: Nik Neves

Fim da paradinha

Em meio ao som ensurdecedor das vuvuzelas, na África do Sul, em 2010, uma jogada que fazia barulho foi vetada: a paradinha em cobranças de pênalti, muito utilizada por brasileiros, foi abolida.

 

 

 

 

Só com os pés
Só com os pés / Crédito:

Ilustração: Nik Neves

Só com os pés

A terceira substituição foi aplicada em 1994, nos Estados Unidos. Na época, ela era permitida se um dos jogadores fosse o goleiro reserva. Além disso, o goleiro ficou proibido de pegar um recuo de bola com as mãos. As equipes também eram obrigadas a colocar o número de identificação na frente da camisa.

 

Tecnologia em 2013
Tecnologia em 2013 / Crédito:

Ilustração: Nik Neves

Tecnologia em 2013

A partir deste ano, na Copa das Confederações, a bola terá um chip que vai determinar se ela passou da linha do gol ou não. Para auxiliar a arbitragem, as traves terão um sistema de sensores.

 

 

 

 

Dança no gol
Dança no gol / Crédito:

Ilustração: Nik Neves

Dança no gol

Um ano antes do Mundial na França, em 1998, foi permitido aos goleiros se movimentar de um lado para o outro, sobre a linha gol, nas cobranças de pênalti. Antes eles tinham que se manter imóveis entre as traves até o momento do chute.

 

 

 

Substituições
Substituições / Crédito:

Ilustração: Nik Neves

   Substituições

As substituições dos jogadores foram autorizadas a partir da Copa da Suécia, em 1958. A princípio, apenas antes do jogo, no caso de um titular faltar. Em 1966, na Inglaterra, as muitas lesões nos jogos levaram à adoção da mudança de até dois atletas no meio da partida. Mas apenas em casos de contusão.

 

 

 

Impedimento neles
Impedimento neles / Crédito:

Ilustração: Nik Neves

Impedimento neles

No Mundial da Itália, em 1990, aconteceu a última alteração significativa da regra: o jogador que se encontra na mesma linha do penúltimo adversário, no momento do lançamento, ganha condição de jogo.




Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Você não pode perder:

Exercícios para Professores de Esportes
Cursos e Manuais sobre Esporte para Professores
Grupo de Whatsapp sobre Esporte Educacional



Comente:

Mudanças nas regras do jogo: as principais alterações nas leis do futebol Mudanças nas regras do jogo: as principais alterações nas leis do futebol Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 09:20 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.