Como fazer o planejamento do treinamento de Futebol







O futebol é uma modalidade com características muito específicas e especiais que o transformam num desporto cujo treino deve ser cuidadosamente programado e analisado. Existe uma série de etapas que um treinador deve percorrer para preparar a sua equipe para a competição da melhor forma possível.

O planejamento no futebol deve "respeitar" algumas etapas e procedimentos tais como:

Análise da situação: Diagnóstico e Prognóstico
Organização do processo de treino: Programação

Execução do programa
Treino
Avaliação e controle do plano
Análise dos resultados
Análise da situação

    A primeira etapa do planejamento é conseqüentemente, uma das mais importantes, pois só através de um correto e eficiente diagnóstico é que é possível avançar de forma segura. Assim para um correto diagnóstico o treinador deve avaliar os seguintes aspectos:

Características dos jogadores

Quem são?
Como são?
Como estão?
Quantos são?

Características do nível competitivo: Características da modalidade, Características do quadro competitivo, Características dos adversários

Caracterização das condições de trabalho: Recursos materiais, Recursos humanos, Apoio logístico (alojamento), Recursos econômicos, Tempo de preparação

A etapa seguinte passa pelo prognóstico, realizado de acordo com o que antes havia sido diagnosticado, e passa por duas etapas:

Definição de objetivos : Grandes metas, Objetivos intermédios,Hierarquização dos objetivos

Definição dos princípios orientadores do trabalho: Fundamentos teóricos (aspectos técnico-tácticos, de formação, biológicos, psicológicos, etc.)

Para saber mais sobre treinamento no futebol, você precisa conhecer o curso Modelo de Jogo e Modelo Sistêmico de Treinamento no Futebol. Além dele, recomendo o Desafios de Treinadores de Futebol.  Clique nos links para saber mais e ter mais conhecimento.



Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Você não pode perder:

Exercícios para Professores de Esportes
Cursos e Manuais sobre Esporte para Professores
Grupo de Whatsapp sobre Esporte Educacional



Comente:

Como fazer o planejamento do treinamento de Futebol Como fazer o planejamento do treinamento de Futebol Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 13:24 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.