3 definições para a tática no futebol





09 truques para melhorar o desempenho no futebol | Joga Blog

O futebol tem evoluído no aspecto técnico, tático, físico e psicológico no decorrer dos anos, principalmente no início deste século com a introdução do modelo de jogo e da periodização tática conceitos desenvolvidos por Mourinho. Apesar de toda esta evolução, muitos clubes e profissionais não trabalham nas categorias de base um conceito importante que é a tática individual dos atletas de acordo com função que ele desempenha no campo.

- A tática individual, nada mais é do que o entendimento da função em determinada posição do jogador no campo desde a forma de se movimentar até o momento e a forma da execução do gesto técnico.

- A tática individual é a ação isolada do jogador através das capacidades físicas, técnicas, táticas, teóricas e psicológicas, e capacidade de percepção da situação de jogo visando atingir um objetivo determinado.

- A tática individual é um conceito extremamente importante para o desenvolvimento do jogo e do atleta naquela função. São raros os laterais que conseguem executar sua função na posição por inteiro (marcar e atacar como um lateral), muito porque na base não ensinaram o atleta a maneira correta de agir naquela função, o que faz com que atletas cheguem ao profissional com erros básicos. A maioria não sabe o que fazer defensivamente, seja no 1 x 1, ou no momento da cobertura.

Esses erros na tática individual fazem com que os atletas sejam incompletos sem saber executar a função na posição, gerando muitos prejuízos não só ao atleta, como à tática coletiva da equipe. O conhecimento tático de sua posição pode dar um alicerce na sua formação, contribuindo para seu futuro profissional.

Curso de Modelo de Jogo e Modelo Sistêmico de Treinamento no Futebol

banner image

Publicado em 09/09/15 e revisado em 09/11/17

Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Você não pode perder:

Exercícios para Professores de Esportes
Cursos e Manuais sobre Esporte para Professores
Grupo de Whatsapp sobre Esporte Educacional



Comente:

3 definições para a tática no futebol 3 definições para a tática no futebol Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 06:48 Nota do Post: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.