Como ter um bom controle de bola no futebol




Há três pontos importantes para bom controle de bola.
  1. O primeiro toque controla a bola e não lhes dá a chance de retomar a posse de bola.
  2. Jogue a bola em um espaço que permita o próximo toque.
  3. Permita que o movimento do jogo comece ou continue obtendo ou mantendo a oportunidade.
Um primeiro toque ruim arrisca perder o tempo da bola e aumenta a possibilidade de perder a posse de bola. Alguns jogadores cometem o erro de matar a bola totalmente e não se concentram em colocá-la nos seus pés. O primeiro toque é feito para garantir que um segundo toque, que pode ser uma perda de tempo, não seja necessário para pegar a bola e colocá-la onde desejado. A técnica geral de controle de bola requer diversas habilidades básicas que podem ser adquiridas com os treinos corretos.
 
 
  • O controle envolve uma superfície mais rígida em que o jogador tenta forçar a bola no espaço para que ele possa se mover para o local.
  • Um controle de amortecimento envolve a retirada da força da bola. Isto envolve empurrar a superfície quando a bola fizer contato. O corpo se torna elástico e a bola cai aos pés do jogador. Esta técnica é muito útil para marcação cerrada. Por exemplo, se um centroavante recebe a bola em seu peito e então vai para o gol.
O controle também requer boas habilidades mentais, como confiança e concentração. Um jogador completo é aquele que é calmo, relaxado e executa seus movimentos com tranquilidade. A confiança é muito importante aqui porque o atletas que sabem o que podem fazer e são confiantes têm mais probabilidade de ter uma boa técnica e ser bem-sucedidos. Aqueles que não têm confiança serão indecisos e sua técnica será prejudicada.
 
Ao treinar, os jogadores podem exagerar os movimentos para sentirem qual é a técnica correta. Jogadores mais jovens podem aprender com o técnico, que pode demonstrar a técnica, dividi-la e praticar os elementos individuais e depois toda a técnica. Depois que a técnica básica estiver dominada, o técnico avança para técnicas e treinos mais avançados. Estas técnicas e habilidades se concentram em melhorar o controle em situações de pressão (por exemplo, quando jogadores da defesa partem do lado, da frente, de trás), controle em movimentação, controle envolvendo lançe imediato e controle da bola para um colega da equipe. A bola é recebida constantemente de todos os ângulos, velocidades, alturas e superfícies.
 
 
 
Problema No. 1 — A leitura da trajetória da bola foi equivocada e o jogador perdeu o passe.
 
Procedimento corretivo
Treino repetido usando passes de diferentes distâncias com intensidade variada. O técnico deve encorajar o jogador a manter os olhos na bola em todos os momentos e o corpo alinhado.
 
 
Problema No. 2 — O jogador está indeciso ao escolher a superfície do corpo.
 
Procedimento corretivo
O jogador grita o nome da parte do corpo que ele usará. O servidor fornece o passe e vice-versa até que o jogador tenha o sentimento correto para a escolha da técnica.
 
 
Problema No. 3 — O jogador não tira a bola dos pés e precisa de um segundo toque.
 
Procedimento corretivo
Incentive o jogador a relaxar e exagerar o movimento. Treinos repetidos usando passes de diferentes distâncias com intensidade variada.
 
 
Problema No. 4 — A bola quica e o jogador perde o controle.
 
Procedimento corretivo
Incentive o jogador a exagerar o movimento, especialmente a fase de relaxamento, primeiro sem a bola e então com um serviço mais lento, aumentando a intensidade para aumentar a dificuldade do serviço. Tente utilizar bolas menores ou mais leves.
 
Conforme mencionado anteriormente, um controle excelente de bola é uma parte essencial de um futebol bem-sucedido. Como todas as outras técnicas, a prática leva à perfeição, e se espera que os itens mencionados acima não só incentivem o ensino e a aprendizagem, mas também forneçam informações sobre como analisar e melhorar a técnica de controle de bola.


Guia completo GRÁTIS: Como ser um Professor de Esportes Eficiente . Transforme suas aulas de Esportes e sua carreira com essas dicas!

Você não pode perder:

Exercícios para Professores de Esportes
Cursos e Manuais sobre Esporte para Professores
Grupo de Whatsapp sobre Esporte Educacional



Comente:

Como ter um bom controle de bola no futebol Como ter um bom controle de bola no futebol Editado por Dani Souto Esporte Educacional on 05:50 Nota do Post: 5

Um comentário:

  1. Quel poste fantastique. C'est plein d'informations précieuses. C'est probablement le meilleur.
    Guide le plus concis étape par étape. Je n'ai jamais vu un tel post.
    Merci pour ce blog si agréable et si instructif. 먹튀사이트

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.